segunda-feira,
14 de novembro de 2016
Ciências nas séries iniciais
Entendendo a aprendizagem como um processo ativo que demanda de quem
aprende motivação e dedicação, fica evidente que o novo papel do professor de
quem aprende junto, quem ajuda os alunos a construir conhecimentos novos ou a
reelaborar conhecimentos prévios.
Dentro dessa perspectiva o trabalho com Ciências nas séries iniciais oferece inúmeras oportunidades de estimular a curiosidade e a observação.
Segundo os "Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos se aprendizagem":
"As crianças, antes mesmo do início de suas vidas escolares, já participam de conversas sobre questões relacionadas as Ciências, vivenciam fenômenos da natureza e fazem uso de aparatos tecnológicos. Quando falamos em alfabetização, é preciso considerar o papel da educação em Ciências da Natureza neste processo: temas instigantes atraem a atenção e o interesse dos estudantes para aprendizagem de ciências e também para aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhando com atividades em que a criança seja convidada a se expressar perante os problemas que traz para a sala de aula ou a que a ela são propostos" (p101)
Pode então o professor contribuir para que os alunos sejam autores de resultados e relatos de suas investigações, e leitores de textos sobre assuntos diversos, sejam envolvidos em atividades que se utilizam de formas variadas para registrar e representar o conhecimento, como desenhos, tabelas e gráficos no relato dos fenômenos estudados. Também pode estimular o uso de fontes variadas, incluindo entrevistas com a comunidade, consulta a livros periódicos e fontes digitais.
Afinal, o objetivo de estudo é o ambiente e o próprio ser (aluno) nesse ambiente. Então a possibilidade de motivar e estimular a aprendizagem são inúmeras.
Dentro dessa perspectiva o trabalho com Ciências nas séries iniciais oferece inúmeras oportunidades de estimular a curiosidade e a observação.
Segundo os "Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos se aprendizagem":
"As crianças, antes mesmo do início de suas vidas escolares, já participam de conversas sobre questões relacionadas as Ciências, vivenciam fenômenos da natureza e fazem uso de aparatos tecnológicos. Quando falamos em alfabetização, é preciso considerar o papel da educação em Ciências da Natureza neste processo: temas instigantes atraem a atenção e o interesse dos estudantes para aprendizagem de ciências e também para aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhando com atividades em que a criança seja convidada a se expressar perante os problemas que traz para a sala de aula ou a que a ela são propostos" (p101)
Pode então o professor contribuir para que os alunos sejam autores de resultados e relatos de suas investigações, e leitores de textos sobre assuntos diversos, sejam envolvidos em atividades que se utilizam de formas variadas para registrar e representar o conhecimento, como desenhos, tabelas e gráficos no relato dos fenômenos estudados. Também pode estimular o uso de fontes variadas, incluindo entrevistas com a comunidade, consulta a livros periódicos e fontes digitais.
Afinal, o objetivo de estudo é o ambiente e o próprio ser (aluno) nesse ambiente. Então a possibilidade de motivar e estimular a aprendizagem são inúmeras.
REFLEXÃO
SOBRE A POSTAGEM
Em
uma prática que se quer interdisciplinar os temas relacionados às ciências da
natureza são excelentes motivadores de aprendizagens significativas.
Observar o
ambiente em que se vive, compreender suas transformações, experimentar
relações, são atividades que motivam as crianças a saber mais especialmente
quando instigadas e mediadas por um professor que as desafias a saber mais.
Além disso
é consenso entre educadores atentos ao mundo é à sociedade moderna a
importância de desenvolver desde cedo, nas crianças o espírito científico de
quem questiona, duvida, experimenta, pesquisa,
Considerando
que a Ciência e a Tecnologia desempenham um papel muito importante na escola
elementar, em 1983, a UNESCO elencou algumas justificativas para a inclusão
desses temas nos currículos escolares (UNESCO apud HARLEN, 1994, p. 28-29): 4
• As
ciências podem ajudar as crianças a pensar de maneira lógica sobre os fatos
cotidianos e a resolver problemas práticos simples.
• As
ciências, e suas aplicações tecnológicas, podem ajudar a melhorar a qualidade
de vida das pessoas. As ciências e a tecnologia são atividades socialmente
úteis que esperamos sejam familiares às crianças. Dado que o mundo tende a
orientar-se cada vez mais num sentido científico e tecnológico, é importante
que os futuros cidadãos se preparem para viver nele.
• As
ciências podem promover o desenvolvimento intelectual das crianças.
• As
ciências podem ajudar positivamente as crianças em outras áreas, especialmente
em linguagem e matemática.
• Numerosas crianças de muitos países deixam
de estudar ao acabar a escola primária, sendo esta a única oportunidade de que
dispõem para explorar seu ambiente de um modo lógico e sistemático.
• As
ciências nas escolas primárias podem ser realmente divertidas. http://educonse.com.br/2011/cdroom/eixo%205/PDF/Microsoft%20Word%20-%20O%20ENSINO%20DE%20CIeNCIAS%20NATURAIS%20NAS%20SeRIES.pdf
Numa escola
que se quer cidadã e capaz de formar pessoas capazes de compreender o mundo
para nele intervir, o trabalho com ciências da natureza desde a educação
infantil está mais do que justificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário