Dentro dessa perspectiva o trabalho com Ciências nas séries iniciais oferece inúmeras oportunidades de estimular a curiosidade e a observação.
Segundo os "Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos se aprendizagem":
"As crianças, antes mesmo do início de suas vidas escolares, já participam de conversas sobre questões relacionadas as Ciências, vivenciam fenômenos da natureza e fazem uso de aparatos tecnológicos. Quando falamos em alfabetização, é preciso considerar o papel da educação em Ciências da Natureza neste processo: temas instigantes atraem a atenção e o interesse dos estudantes para aprendizagem de ciências e também para aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhando com atividades em que a criança seja convidada a se expressar perante os problemas que traz para a sala de aula ou a que a ela são propostos" (p101)
Pode então o professor contribuir para que os alunos sejam autores de resultados e relatos de suas investigações, e leitores de textos sobre assuntos diversos, sejam envolvidos em atividades que se utilizam de formas variadas para registrar e representar o conhecimento, como desenhos, tabelas e gráficos no relato dos fenômenos estudados. Também pode estimular o uso de fontes variadas, incluindo entrevistas com a comunidade, consulta a livros periódicos e fontes digitais.
Afinal, o objetivo de estudo é o ambiente e o próprio ser (aluno) nesse ambiente. Então a possiibilidade de motivar e estimular a aprendizagem são inúmeras.
