Geografia nas séries iniciais
Assim como em história, em Geografia também ainda buscamos
nos desfazer de uma concepção fragmentada e pronta de seu ensino. Entendemos
por longo do tempo que ensinar geografia se centrava em descrever os locais e
regiões como entes ímpares e completos em si.
A partir da década de 1970, no Brasil, iniciou-se um
processo de renovação do ensino de geografia à fim de abordar as relações
dinâmicas que ocorrem nos espaços na sua totalidade à partir do cotidiano dos
alunos.
Assim podemos abordar o ensino de geografia nas séries
iniciais sob a perspectiva do letramento.
Segundo Magda Soares: “(...) alfabetizar e letrar são duas
áreas distintas, mas não inseparáveis, ao contrário do ideal: seria alfabetizar
letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da
leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo
alfabetizado e letrado” (Soares, Magda, 2004 p)
Relacionando o domínio da leitura e da escrita às práticas
sociais enfatiza-se a importância do ensino fundamental. Leitura de mapas,
gráficos tabelas, informações jornalísticas estão presentas no cotidiano dos
alunos e fazem parte do “mundo” da geografia. Portanto, é imprescindível o
trabalho com essas ferramentas para contribuir na consolidação do processo de
letramento.
Assim. O ensino de geografia deve propor os meios que
permitam aprender e interpretar p espaço geográfico e se reconhecer como
participantes desse espaço, que é dinâmico em constante transformação.
“O lugar e onde estão as referências pessoais e o sistema de
valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir o espaço
geográfico. nÉ po intermédio dos lugares que se dá a comunicação entre o homem
e o mundo”

Nenhum comentário:
Postar um comentário