sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Geografia nas séries iniciais
Assim como em história, em Geografia também ainda buscamos nos desfazer de uma concepção fragmentada e pronta de seu ensino. Entendemos por longo do tempo que ensinar geografia se centrava em descrever os locais e regiões como entes ímpares e completos em si.
A partir da década de 1970, no Brasil, iniciou-se um processo de renovação do ensino de geografia à fim de abordar as relações dinâmicas que ocorrem nos espaços na sua totalidade à partir do cotidiano dos alunos.
Assim podemos abordar o ensino de geografia nas séries iniciais sob a perspectiva do letramento.
Segundo Magda Soares: “(...) alfabetizar e letrar são duas áreas distintas, mas não inseparáveis, ao contrário do ideal: seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse ao mesmo tempo alfabetizado e letrado” (Soares, Magda, 2004 p)
Relacionando o domínio da leitura e da escrita às práticas sociais enfatiza-se a importância do ensino fundamental. Leitura de mapas, gráficos tabelas, informações jornalísticas estão presentas no cotidiano dos alunos e fazem parte do “mundo” da geografia. Portanto, é imprescindível o trabalho com essas ferramentas para contribuir na consolidação do processo de letramento.
Assim. O ensino de geografia deve propor os meios que permitam aprender e interpretar p espaço geográfico e se reconhecer como participantes desse espaço, que é dinâmico em constante transformação.


“O lugar e onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir o espaço geográfico. nÉ po intermédio dos lugares que se dá a comunicação entre o homem e o mundo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário