domingo, 5 de agosto de 2018

As TICs como ferramentas de aprendizagens nas séries iniciais

Temos o privilégio e o desafio de viver em um tempo onde os avanços tecnológicos, especialmente nas áreas de informação e comunicação, avançam e se aperfeiçoam de maneira cada vez mais rápida, que há algumas décadas era considerado impensável hoje está nas nossas casas.
Mas é isso, à primeira vista, é no mínimo surpreendente, com um pouco mais de atenção pode se tornar um problema. Primeiro porque o acesso a essas tecnologias não é universal e, ao contrário do que se pensa, ao invés de promover a igualdade de oportunidades à informação, conhecimento e técnica, parece criar uma distância ainda maior entre aqueles que controlam a tecnologia e aqueles que apenas consomem.
E também porque a maioria de nós não parece estar preparado para lidar de maneira consciente e crítica em meio a tanta informação.
1-      Aqui, a meu ver, entra o papel da escola. Ela precisa se apropriar dos avanços tecnológicos também para cumprir seu papel de formar pessoas críticas e autônomas e capazes de intervir nessa sociedade aparentemente tão conectada e tão desigual.
2-      Pierre Lévy defende que, no mar de informações em rede, é preciso auxiliar o aluno a definir prioridades, a filtrar e selecionar fontes confiáveis e sintetizar os argumentos escolhidos, a construir um discurso autoral que dialogue com outras referências.
3-      “A integração das TICs aos processos educacionais é uma das transformações necessárias para que esteja em sintonia com as demandas geradas pelas mudanças sociais típicas da sociedade contemporânea de economia globalizada e cultura mundializada.” (BELLONI, 2006, p.10).

Além disso as novas tecnologias quando usadas dentro de um planejamento sério e voltado para a aprendizagem, podem ser uma eficiente ferramenta para:
Ø  Facilitar a aprendizagem;
Ø  Torná-la mais lúdica e cooperativa;
Redimensionar o espaço escolar tornando-o aberto e flexív

Nenhum comentário:

Postar um comentário