terça-feira, 28 de novembro de 2017

Sobre desenvolvimento e aprendizagem

    Os estudos de Jean Piaget (1896-1980) sobre o desenvolvimento da aprendizagem dão suporte para as teorias interacionistas da psicogênese da cognição.
    De acordo com esses estudos, a aprendizagem é fruto de processos internos do sujeito que se dão à partir das seguintes condições:
  • Maturação: desenvolvimento biopsicoemocional do sujeito;
  • Experiência física (agir sobre o objeto) e lógico-matemática (estabelecer relações);
  • Transmissão social: a convivência com a cultura, interações e vivências;
  • Equilibração: quando um novo conceito passa a fazer parte do sujeito;
    A cognição é uma construção interna que se dá por uma construção interna que se dá por uma demanda do meio. Entendo ali, o papel do professor: estimular, mediar, questionar, desestabilizar à fim de provocar a ação e reflexão.
    Essa constatação provoca uma mudança no foco do processo de escolarização: o objetivo que era o ensinar passa para o de aumentar a capacidade de aprender.
    Ficam alguns questionamentos:
    - Como a espistemologia psicogenética compreende as crianças com défict de aprendizagem, as que não se alfabetizam (ou se alfabetizam muito tarde) ou aquelas com Transtornos Gerais do Desenvolvimento?
    - Como ajudar, estimular essas crianças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário