De acordo com esses estudos, a aprendizagem é fruto de processos internos do sujeito que se dão à partir das seguintes condições:
- Maturação: desenvolvimento biopsicoemocional do sujeito;
- Experiência física (agir sobre o objeto) e lógico-matemática (estabelecer relações);
- Transmissão social: a convivência com a cultura, interações e vivências;
- Equilibração: quando um novo conceito passa a fazer parte do sujeito;
A cognição é uma construção interna que se dá por uma construção interna que se dá por uma demanda do meio. Entendo ali, o papel do professor: estimular, mediar, questionar, desestabilizar à fim de provocar a ação e reflexão.
Essa constatação provoca uma mudança no foco do processo de escolarização: o objetivo que era o ensinar passa para o de aumentar a capacidade de aprender.
Ficam alguns questionamentos:
- Como a espistemologia psicogenética compreende as crianças com défict de aprendizagem, as que não se alfabetizam (ou se alfabetizam muito tarde) ou aquelas com Transtornos Gerais do Desenvolvimento?
- Como ajudar, estimular essas crianças?
Nenhum comentário:
Postar um comentário