terça-feira, 17 de novembro de 2015

Reflexões sobre os ataques a Paris


  

  Acompanhando os meios de comunicação, somos bombardeados por cenas e comentários sobre o que aconteceu em Paris na última sexta-feira. Foram cenas de violência que nos deixaram em estado de choque. Principalmente por que aconteceram no centro de uma das cidades mais famosas do mundo e um dos berços das ideias iluministas, que preconizam o domínio da razão sobre as emoções e a fé.
  É inaceitável que em pleno século XXI ainda tenhamos que nos deparar com cenas como essa, de atos terroristas movidos pela intolerância, pelo maniqueísmo religioso e pela necessidade de impor a visão de mundo de quem comete esses atos. Nesse momento, parece que todo o desenvolvimento científico e tecnológico que a humanidade alcançou, de nada serviram para nos tornar mais solidários e capazes de conviver com aqueles que pensam diferente de nós.
  Com toda certeza, essas cenas são inaceitáveis e incompreensíveis. Foi uma verdadeira noite de pavor. Mas o verdadeiramente lamentável é que outros fatos, outras cenas não causem em nós o mesmo choque e a mesma indignação.
  É também inaceitável que todos os dias ainda morram centenas de pessoas (militares e civis) nos ataques, guerras e guerrilhas promovidas pela ganância daqueles que as promovem com o objetivo de vender armas e controlar regiões estratégicas pela abundância de recursos naturais.
  Também é inaceitável que outros milhares definhem e morram pela completa inexistência dos mínimos recursos para sobrevivência (alimentos, água potável, medicamentos, saneamento).
  Igualmente não podemos mais aceitar que outros tantos habitantes do planeta vivam em situação degradante de mendicância, escravidão, prostituição, simplesmente porque outros acham que alguns atributos os tornam merecedores de todo conforto e qualidade de vida, além de bens materiais em quantidade muito maior do que aquelas que são capazes de usufruir.
  Nossa racionalidade também deveria ser incapaz de aceitar as infâncias perdidas pela violência do tráfico de drogas; outras, sufocadas pelo materialismo e egoismo do mercado, que cria pais consumidores de atributos dos seus filhos.
  São os atentados invisibilizados pela sociedade pós-moderna que provocam os ataques grandiosos como o que aconteceu em Paris.
  E não serão contra-ataques - também grandiosos - que mudarão a realidade. É preciso investir nossa fé, nosso conhecimento, nossa prática, para que cada ser humano que nos é confiado, na porta de nossas escolas, saia dali um pouco mais feliz, um pouco mais confiante e um pouco mais capaz de construir um mundo melhor.

Um comentário:

  1. Rosângela, que bela defesa de um mundo mais justo em tuas palavras! O "grande irmão" é descomunalmente poderoso... Vês alguma alternativa à ensinar aos nossos alunos para que vejam o mundo com seus próprios olhos em vez de com o filtro da grande mídia? Abç

    ResponderExcluir