domingo, 29 de novembro de 2015

O desafio da alfabetização

   Ao fazermos um resgate da história da educação no Brasil, percebemos que a preocupação com o analfabetismo esteve presente em quase todos os programas e projetos pensados e implementados na área de educação no Brasil, especialmente no período republicano.
   Várias concepções, teorias e métodos de aprendizagem da alfabetização balizaram esses programas, conforme a ideologia e visão de sociedade que os governantes de cada período tinham.
   No entanto, ainda hoje nos deparamos com um índice de mais de 8% de analfabetos com mais de 15 anos no país. Isso corresponde a mais 13 milhões de pessoas, que não conseguem ler ou escrever um bilhete.
Mesmo entre aqueles que frequentam a escola, o número de crianças que terminam o ensino fundamental sem conseguir encontrar uma informação simples num texto ou redigir um pequeno texto é preocupante.
   A mais recente tentativa de reverter esse quadro é a implementação do "Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC".
A ideia do pacto é agregar toda sociedade na soma de esforços para melhorar os índices de alfabetização no país.
   A teoria de aprendizagem que o pacto implementa é interacionista - reflexiva que propõe a construção da aprendizagem através das interações dos alunos com a escrita e leitura com a mediação do professor.
   É um programa ambicioso no seu objetivo e seu maior desafio é fazer a proposta chegar a todas as partes do pais, onde em muitos lugares a realidade da própria escola é caótica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário