terça-feira, 24 de novembro de 2015

Construção da Aprendizagem da Leitura

   Foram bastante significativas para minha prática as aprendizagens sobre como se constrói a habilidade de leitura.
   Para mim era passivo que depois que se apropriava do sistema de escrita alfabética, a criança consegue ler e entender o que lê. E me deixava muito conquistada ver que muitos de meus alunos de 4° ano "liam" um texto mas tenham dificuldade de encontrar uma informação explícita no texto.
   Ao observar com mais atenção a leitura deles, percebi que a maioria ainda se encontra na etapa da decodificação ou conflito entre decodificação e significado.
   Como fazê-los avançar?

Um comentário:

  1. Nunca alfabetizei, por isso pergunto: o significado é dar sentido às palavras? Abç

    ResponderExcluir