Ao fazermos um estudo sobre a história da educação no Brasil, desde o período colonial fica evidente que a organização, os projetos pedagógicos, as bases curriculares (o modelo de educação) quase sempre foram impostos hierarquicamente por aqueles que detinham o poder político e econômico.
Nas escolas e reduções, o projeto pedagógico era baseado no "ratio studorium" que tinha o objetivo de instruir os povos nativos à moda europeia, promovendo a sua civilização e a elite colonial era instruída nos valores morais e cristãos.
Com a expulsão dos jesuítas na segunda metade do século XVIII "reformas pombalinas", deram início a "laicização" da educação. No entanto a estrutura hierarquizada, autoritária e compartimentada das escolas se manteve.
No início da república buscou-se a universalização e gratuidade do acesso à escola, porém a própria metodologia pedagógica se encarregava de excluir as camadas mais pobres da população do avanço na escolarização.
Com o início da Era Vargas, os pioneiros da educação organizaram reformas na educação que visavam "preparar" os cidadão para a vida em sociedade (cada vez mais urbana) e para o mercado de trabalho.
Um modelo diferenciado de educação foi implementado na década de 1960, em algumas cidades brasileiras. Era o movimento de Educação Popular idealizado por Paulo Freire e outros educadores que adotam suas concepções de ensino aprendizagem. Essa proposta de diferenciava por seu caráter democrático, crítico e participativo.
No entanto, a ditadura militar veio e o movimento foi abortado. Voltou a prevalecer o autoritarismo, o didatismo e o pragmatismo na educação.
Com a volta da democracia (1985) e a nova constituição criou-se o espaço para a construção de um modelo de escola mais democrático e participativo. Essa construção dos PCN, com a implementação do FUNDEB, dos programas como PNDE, PNAIC e outros.
A mais nova etapa dessa construção é a criação da Base sendo chamados a participar da elaboração da parte diferenciada da Base que pretende levar em conta a cultura e a realidade de cada escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário