segunda-feira, 29 de junho de 2015

Quem somos nós que ousamos querer ensinar aos outros

   Como qualquer se humano nos constituímos da carga genética, que além de nossas características físicas, também determinam alguns traços de nossa personalidade.
   Somos igualmente formados pela interação com o meio e com os grupos com quem interagimos basicamente através dos sentidos e da construção da linguagem.
   Também como toda espécies, somos influenciados pelo momento histórico em que vivemos, resultando de toda história da humanidade que nos antecedeu.
   Somos o resultado das reflexões e construções internas que fazemos à partir dessas vivências e interações.
   Também temos nossas necessidades, nossos sonhos, nossos desejos que buscamos satisfazer com o resultado de nosso trabalho.
   No entanto há algo a mais, que move um professor, além da trama interdisciplinar que nos constitui enquanto seres humanos, há esse desejo intenso de possibilitar ao outro o conhecimento, a experiência, a descoberta. É o prazer de dar o outro a chance de aprender aquilo que estamos sempre junto com eles reaprendendo: essa coisa mágica que é viver e reinventar a vida.
   Sem esse desejo de compartilhar, não é possível ser professor.

Um comentário:

  1. Rosângela!!!
    Que linda a tua reflexão e certamente os alunos devem lembrar de você pelo carinho e amor pela profissão!
    Realmente o professor é o ato de compartilhar diariamente.
    Abraços Fran

    ResponderExcluir