Como qualquer se humano nos constituímos da carga genética, que além de nossas características físicas, também determinam alguns traços de nossa personalidade.
Somos igualmente formados pela interação com o meio e com os grupos com quem interagimos basicamente através dos sentidos e da construção da linguagem.
Também como toda espécies, somos influenciados pelo momento histórico em que vivemos, resultando de toda história da humanidade que nos antecedeu.
Somos o resultado das reflexões e construções internas que fazemos à partir dessas vivências e interações.
Também temos nossas necessidades, nossos sonhos, nossos desejos que buscamos satisfazer com o resultado de nosso trabalho.
No entanto há algo a mais, que move um professor, além da trama interdisciplinar que nos constitui enquanto seres humanos, há esse desejo intenso de possibilitar ao outro o conhecimento, a experiência, a descoberta. É o prazer de dar o outro a chance de aprender aquilo que estamos sempre junto com eles reaprendendo: essa coisa mágica que é viver e reinventar a vida.
Sem esse desejo de compartilhar, não é possível ser professor.
Rosângela!!!
ResponderExcluirQue linda a tua reflexão e certamente os alunos devem lembrar de você pelo carinho e amor pela profissão!
Realmente o professor é o ato de compartilhar diariamente.
Abraços Fran