No último dia 16, estive participando de uma formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Prata, sobre "Qualidade no Ensino e na aprendizagem", com as professoras Jane Dal Pae Giugno e Maristela Farenzena, do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul.
As falas e reflexões do encontro abordaram especialmente as questões das Competências e Habilidades avaliadas nas avaliações do MEC (Prova Brasil e ANA), no ensino fundamental.
Analisar as habilidades e os saberes (conteúdos) necessários para se resolver algumas questões me ajudou a entender como essas questões são construídas e as estratégias que o aluno pode estar fazendo para assinalar determinada resposta.
Mas ainda acho que esta forma de avaliação deixa de levar em conta boa parte do processo que leva à aquisição de determinada habilidade. Os números mostram apenas o produto do processo e não a caminhada feita para chegar a esse resultado.
Me parece que vamos acabar "treinando" os alunos a darem respostas iguais para as mesmas perguntas. Afinal, o que valem são os números...
Não conheço muito bem as avaliações do MEC mas muitas vezes é justamente esta impressão que tenho, apesar de julgá-las em alguma medida importantes como um "termômetro".
ResponderExcluir