domingo, 28 de junho de 2015

Porque a educação não avança

   Fracasso nas reformas educacionais promovidas pelos governos de deve:
    Ø  Falta envolvimento no planejamento de quem realmente as põe na prática;
    Ø  Falta articulação entre as medidas;
    Ø  Falta um planejamento global que faça a ligação entre as ações;
    Ø  Falta continuidade nas ações.
   Exemplo:
   A formação do “pacto pela alfabetização” busca através da formação, instrumentalizar os professores para melhorar a qualidade e os índices de avaliação no processo inicial de escolarização. Traz novos referenciais para se trabalhar essa fase tão importante (a mais importante) da aprendizagem, no entanto, como a exigência da formação foi imposta aos professores alfabetizadores, sem saberem realmente do que se tratava, criou uma hostilidade inicial à proposta.

Além disso, os governos têm sido bastante ineficientes na sua contrapartida (bolsas dos professores, materiais pedagógicos, tempo para estudo). Isso aumenta ainda mais nossa resistência em cooperar e, quando parece que a “coisa está engrenando” param as formações, começa o diz que me diz que e vem à incerteza sobre a continuidade da proposta. Mais uma vez a educação refém da economia e da política.

2 comentários:

  1. Rosângela!
    Realmente nos questionamos o porquê a educação não avança, e assim, penso que são inúmeros fatores, tanto políticos e sociais.
    Nós, professores, fizemos um trabalho "formiguinha" mas ainda temos a esperança de um futuro melhor.
    Abraços Fran

    ResponderExcluir