segunda-feira, 8 de junho de 2015

Novos Desafios

   O desafio apresentado no início do curso de Pedagogia de se distanciar e lançar um novo olhar sobre a escola em que trabalhamos tem me levado, mais que tudo, a refletir sobre minhas práticas na escola.
   Sempre pautei meu trabalho pedagógico em ajudar meus alunos a construírem suas aprendizagens e criarem estratégias para resolverem os desafios que surgirem em suas caminhadas... Busquei sempre tornar suas aprendizagens significativas, partindo da realidade em que vivem e de suas experiências para aprofundar seus conhecimentos. Procurei manter a ética profissional, ajudar e aprender com meus colegas, interagir com a comunidade e buscar novos conhecimentos para aprimorar meu trabalho.
   No entanto, após as leituras iniciais do curso e desse olhar diferente que estou aprendendo a lançar sobre a escola, descubro que essa maneira de trabalhar, embora considere qualificada e comprometida com a individualidade de meus alunos, pouco tem contribuído para que esses indivíduos se reconheçam como coletivo, se tornem sujeitos da cultura que eles vivenciam e contribuam para construir uma sociedade que experiencie a diversidade e acabe com as desigualdades.

   Rever minha postura a essa altura da minha carreira parece um contrasenso; deveria estar me acomodando e me preparando para a aposentadoria. Mas os novos desafios estão conseguindo me mobilizar e fazer novos projetos, me reciclar e tentar contribuir, nessa comunidade, para fazer uma escola melhor.

Um comentário:

  1. Penso que esse desafio foi lançado a todas as colegas do curso: olhar atentamente para as escolas onde atuam, rever suas posturas e condutas,...
    Com certeza, no decorrer de nossa caminhada, passaremos por inúmeras mudanças, as quais nos tornarão seres ainda melhores, profissionais ainda mais comprometidos com o seu fazer.
    Dá trabalho, exige comprometimento e envolvimento sem limites, mas creio que valerá a pena.

    ResponderExcluir