domingo, 15 de outubro de 2017

E por falar em diversidade

Nunca os temas relacionados à diversidade estiveram tão presentes na sociedade, nos meios de comunicação e também nas escolas.
   Reconhecer, aceitar e principalmente respeitar quem é diferente, pensa, vive, se expressa e convive de maneira diferente daquela que por muito tempo foi socialmente aceita por dita "normal" exige de cada indivíduo uma nova e desafiadora aprendizagem.
   Mais desafiadora para nós educadores que precisamos conduzi-la, mas antes precisamos construir essa aprendizagem em nós.
   Quando se fala em educação um objetivo que está presente é a formação para a cidadania. Para uma educação cidadã é preciso oportunizar "[...] todas as possibilidades de realização humana, abertas pela vida social em cada contexto historicamente determinado". Coutinho, 1994, p.2. Em outras palavras: todas possibilidades para todos.
   Isso exige uma postura radical de fé no educando, de amor à vida e de respeito à cada um.

Referências:

COUTINHO, Carlos Nelson. Cidadania e modernidade. Palestra proferida na Embratel, Rio de Janeiro; 20 de maio de 1994, Mimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário