Nunca os temas relacionados à diversidade estiveram tão presentes na sociedade, nos meios de comunicação e também nas escolas.
Reconhecer, aceitar e principalmente respeitar quem é diferente, pensa, vive, se expressa e convive de maneira diferente daquela que por muito tempo foi socialmente aceita por dita "normal" exige de cada indivíduo uma nova e desafiadora aprendizagem.
Mais desafiadora para nós educadores que precisamos conduzi-la, mas antes precisamos construir essa aprendizagem em nós.
Quando se fala em educação um objetivo que está presente é a formação para a cidadania. Para uma educação cidadã é preciso oportunizar "[...] todas as possibilidades de realização humana, abertas pela vida social em cada contexto historicamente determinado". Coutinho, 1994, p.2. Em outras palavras: todas possibilidades para todos.
Isso exige uma postura radical de fé no educando, de amor à vida e de respeito à cada um.
Referências:
COUTINHO, Carlos Nelson. Cidadania e modernidade. Palestra proferida na Embratel, Rio de Janeiro; 20 de maio de 1994, Mimeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário