domingo, 2 de abril de 2017

Resumo do Texto: A música em todo lugar e também na escola

Através do estudo de alguns pesquisadores sabemos que a música é a primeira aprendizagem humana, já que as primeiras relações que nós, no útero materno estabelecemos com o mundo externo se dão através de experiências auditivas.
            Portanto, quando chega ao ciclo de alfabetização a criança já conta com um repertório musical construído desde o período uterino, nas relações familiares na Educação Infantil.
            Resgatar esse repertório com as crianças e compará-lo com o dos colegas é uma atividade que ajuda a mostrar como as experiências musicais da infância são significativas.
            Essa aprendizagem musical informal não exime a escola da tarefa de oferecer a aprendizagem musical formal nos seus tempos e espaços.
            A lei nº 11.769, de agosto de 2008 volta a tornar obrigatória a disciplina de música na escola, em todos os níveis. De acordo com a ei, as atividades com música têm como objetivos o desenvolvimento de habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo e a respeitar o outro através de cantos, ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos.
            Deve-se evitar, desde o ciclo de alfabetização a “didatização” da música. Isto é, reproduzir as aulas de música a canções para ensinar boas maneiras, hábitos de higiene ou datas comemorativas.
            A escola deve ser um local privilegiado para promover a “alfabetização musical” sem desprezar ou ignorar as experiências que a criança já traz.
            Como alfabetização musical entende-se a formação de um sujeito que construa seu repertório musical fazendo suas opções a partir do domínio de conhecimento.
            O contato com novas músicas suscita a percepção dos elementos musicais. Percebê-los é mais importante que nomeá-los, mas saber o que são é muito importante para mediar a relação dos nossos alunos com a música.
            Compreendendo a música como uma linguagem artística que se fundamenta na manipulação da relação entre sons e silêncio, é preciso aprender a ouvir o silêncio com exercícios chamados “limpeza de ouvido”. (Schafer p.67)
            Interligados entre si, sem hierarquia entre eles, os três eixos da educação musical são:
1-      Exploração do objeto sonoro: desde o próprio corpo, os objetos a nossa volta e os instrumentos musicais;
2-      Prática musical – interpretar, improvisar e compor musicais;
3-      Audição musical – ampliar as experiências musicais propondo novas músicas, novos gêneros e estilos.
Conclui-se que já no ciclo de alfabetização, (E antes dele também) oferecer espaço para a música com fim nela mesma, ou seja, compreender a música como uma aprendizagem que já se justifica por si

REFERÊNCIAS
- SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991;

- PNAIC -2017- Caderno 6. Arte no ciclo de alfabetização, pag. 48 a 61.

Nenhum comentário:

Postar um comentário