Através do estudo de alguns
pesquisadores sabemos que a música é a primeira aprendizagem humana, já que as
primeiras relações que nós, no útero materno estabelecemos com o mundo externo
se dão através de experiências auditivas.
Portanto,
quando chega ao ciclo de alfabetização a criança já conta com um repertório
musical construído desde o período uterino, nas relações familiares na Educação
Infantil.
Resgatar
esse repertório com as crianças e compará-lo com o dos colegas é uma atividade
que ajuda a mostrar como as experiências musicais da infância são
significativas.
Essa
aprendizagem musical informal não exime a escola da tarefa de oferecer a
aprendizagem musical formal nos seus tempos e espaços.
A lei nº
11.769, de agosto de 2008 volta a tornar obrigatória a disciplina de música na
escola, em todos os níveis. De acordo com a ei, as atividades com música têm
como objetivos o desenvolvimento de habilidades motoras, de concentração e a
capacidade de trabalhar em grupo e a respeitar o outro através de cantos,
ritmos e sons de instrumentos regionais e folclóricos.
Deve-se
evitar, desde o ciclo de alfabetização a “didatização” da música. Isto é,
reproduzir as aulas de música a canções para ensinar boas maneiras, hábitos de
higiene ou datas comemorativas.
A escola
deve ser um local privilegiado para promover a “alfabetização musical” sem
desprezar ou ignorar as experiências que a criança já traz.
Como
alfabetização musical entende-se a formação de um sujeito que construa seu
repertório musical fazendo suas opções a partir do domínio de conhecimento.
O contato
com novas músicas suscita a percepção dos elementos musicais. Percebê-los é
mais importante que nomeá-los, mas saber o que são é muito importante para
mediar a relação dos nossos alunos com a música.
Compreendendo
a música como uma linguagem artística que se fundamenta na manipulação da
relação entre sons e silêncio, é preciso aprender a ouvir o silêncio com
exercícios chamados “limpeza de ouvido”. (Schafer p.67)
Interligados
entre si, sem hierarquia entre eles, os três eixos da educação musical são:
1- Exploração
do objeto sonoro: desde o próprio corpo, os objetos a nossa volta e os
instrumentos musicais;
2- Prática
musical – interpretar, improvisar e compor musicais;
3- Audição
musical – ampliar as experiências musicais propondo novas músicas, novos
gêneros e estilos.
Conclui-se que já no ciclo de
alfabetização, (E antes dele também) oferecer espaço para a música com fim nela
mesma, ou seja, compreender a música como uma aprendizagem que já se justifica
por si
REFERÊNCIAS
- SCHAFER, Murray. O ouvido
pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991;
- PNAIC -2017- Caderno 6. Arte no
ciclo de alfabetização, pag. 48 a 61.
Nenhum comentário:
Postar um comentário