"A organização dos conteúdos não é um tema menor, uma decisão secundária ou um problema de opção estritamente técnica, ao contrário responde à essência mesma do que se pretende alcançar com a educação obrigatória ao protagonismo que se atribui ao aluno como sujeito ativo ma construção do conhecimento, na análise do que se realiza, dos fatores e variáveis que intervem, facilitando ou obstaculizando esta construção."
Os conteúdos tem maior potencialidade de uso e compreensão quanto mais relacionados estão entre si.
Métodos globalizadores são aqueles que se propõe a se "desamarrar" da lógica das disciplinas. Os conteúdos e dua organização em unidades didáticas só é relevante em função de sua capacidade para compreender uma realidade que sempre se manifesta globalmente.
Métodos globalizados- As disciplinas como tal nunca são a finalidade básica do ensino; tem a função de proporcionar os instrumentos que vão facilitar a construção dos objetivos educativos o valor dos conteúdos disciplinares está sempre condicionado aos objetivos que se pretende a referência para organização é o aluno e suas necessidades educativas.
A diferença fundamental entre as duas apresentações é a concepção que cada um tem do papel do ensino, já que nos modelos disciplinares a prioridade básicas são as matérias e as suas aprendizagens e nos métodos globalizados a atenção é dada ao aluno e suas necessidades educacionais.
Entre as organizações que tem as disciplinas como organizadoras se diferenciam pela forma em que se dá a relação ou colaboração entre as disciplinas.
Podemos estabelecer três graus de relações disciplinares:
- Multidisciplinar: os conteúdos escolares se apresentam por matérias independentes uma das outras;
- Interdisciplinar: a interação entre duas ou mais disciplinas pode ir desde a simples comunicação de ideias até a integração dos conceitos fundamentais;
- Transdisciplinar: busca a integração global das disciplinas com o objetivo de explicar a realidade sem parecê-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário