Nas turmas de EJA em que trabalho à noite, dou aula de Língua Portuguesa. Na semana anterior havia preparado uma aula sobre o gênero textual poesia com a música "O meu guri" do Chico Buarque. Meu objetivo era encontrar na letra da música as características desse gênero textual, além de fazer a interpretação do texto.
Depois da aula de Literatura do PEAD resolvi mudar a condução da aula e o resultado superou minhas expectativas.
Iniciei a aula questionando sobre os acontecimentos do domingo ( votação do impeachment na câmara dos deputados) e o que eles pensavam sobre isso. Eles foram bastante econômicos em suas falas até que um deles disse "Tá bom vamos ter aula ou ficar falando de política". Então encerrei a conversa e propus que ouvissem a música pois iríamos continuar trabalhando com os gêneros textuais.
Depois de ouvir e ler a letra, questionei sobre o que sentiram e o que entenderam da mesma. A manifestações e a conversa que seguiram foram riquíssimas e empolgantes. Conseguimos relacionar o texto com a realidade em que vivem. Ao final da aula um amoça, muito tímida e arredia disse que foi a melhor aula que tiveram. E eu conclui dizendo que passamos a aula inteira falando de política.
Na aula seguinte fizemos o estudo do gênero textual e a interpretação com muito mais interesse e participação.
Mas o resultado maior foi a oportunidade de ouvir meus alunos, além da situação formal de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário