domingo, 15 de maio de 2016

Literatura infanto-juvenil na escola

        Após participar da aula presenciar e ler (várias vezes) o texto: Nas tramas da literatura infantil, tenho pensado muito sobre a forma em que as obras produzidas para crianças e adolescentes chegam na sala de aula.
    Percebo que geralmente o que prevalece na escolha das obras é a qualidade visual (imagens, cores, etc). Sempre fui muito crítica a essa forma de escolher. Acho que um livro deve primeiro encantar pela história (poesia, descrição, etc). As imagens são mais um recurso.
    Também temos a tendência de escolher o livro pela mensagem que ele traz. Também tenho ressalvas a esse motivo de escolha. Acho que um livro para ser "trabalhado" na escola deve levar a criança a viajar pela imaginação, ter vontade de ler e conhecer mais.
    Eu tenho feito uso dos livros em sequências didáticas exatamente como motivadores para conhecer e produzir novos textos.
    Além disso acho importante ler simplesmente para degustar o prazer de ouvir uma história.
    Gosto bastante das obras enviadas pelo PNAIC e lamento que tenham sido renovados os acervos, pois a essa altura do ano, minha turma de 2° ano já leu e relou todos os livros.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário