A aula de libras no PEAD foi mais uma daquelas que deixaram além de muitas aprendizagens, um gostinho de quero mais, um desejo se me aprofundar no assunto e de aprender essa língua.Inicialmente a "conversa" com uma pessoa que se expressa pela língua de sinais foi uma experiência ova para mim. E imaginar como as pessoas que nunca tiveram contato com a língua falada se expressem de maneira tão competente me faz pensar no quão ricas são as possibilidades que o cérebro humano tem de criar.
Isso me remete à disciplina de corporeidade, vista no primeiro semestre. Que maravilhosa engenharia somos nós seres humanos? Até onde podemos chegar? É fantástico!
Conhecer a história e a luta da comunidade surda pelo reconhecimento de sua língua, e pela -digamos assim- acessibilidade de sua comunicação também foi bastante interessante.
Interessante no sentido de que, quando vemos um anúncio, por exemplo, traduzido em libras, dificilmente nos damos contato de todo processo que permitiu a inclusão daquela tradução nos MCS.
Me convenci que o ensino de libras na escola regular deve ser o próximo foco dessa luta desde cedo, a libras como uma língua reconhecida e que permite a comunicação como outra língua estrangeira, ajudaria a quebrar alguns tabus e desfazer alguns mitos.
Sonho com o dia em que diferenças físicas, culturais, sociais possam realmente fazer a riqueza de aprendizagens que elas possibilitam para fazer de cada um de nós pessoas mais completas.
Rosângela, concordo contigo, também sonho com este dia!!!
ResponderExcluirEscola Bilíngue Já! E como essa aula mostrou-me como sabemos pouco sobre o mundo que Surdo e deixou um gostinho de quero mais!