terça-feira, 20 de outubro de 2015

Alfabetização e letramento

  A alfabetização é um processo de construção do conhecimento onde o aluno precisa reconstruir o processo de leitura e escrita percorrido pela humanidade.
  Um sujeito é considerado alfabetizado quando se apropria do sistema de escrita alfabética e é capaz de traduzir em sons o que está representado por escrito.
  Alfabetizar também é um processo político que promove a cidadania e a autonomia. De acordo com Ferreiro, "aprender a ler e a escrever, em uma sociedade letrada, tem o significado de apropriação de poder, de um instrumento que permite participar na sociedade como um cidadão pleno e não como cidadão pela metade." (1990. p.69).
  Na sociedade letrada em que vivemos, ensinar apenas a ler mecanicamente e escrever apenas em contextos escolares, não responde à necessidade que o ser humano tem para atuar na sociedade de maneira crítica e autônoma.
  Uma alfabetização significativa deve preparar para leituras e escritas que atendam às funções sociais das mesmas.
  Na escola, precisamos oportunizar leituras e produções reais e significativas, assim como ouvimos para falar, devemos cumprir essa relação entre escrever para ser lido e ler para escrever melhor, utilizando a função prática da linguagem em nossa sociedade.
  A alfabetização e o letramento são processos complementares que se relacionam, e um facilita a aquisição do outro: quanto mais fluência se adquirir na leitura, mais nos apropriamos do sentidos do que está escrito; quanto mais compreendemos os sentidos, mais fluente se torna nossa leitura.
  Por isso, cabe à escol, nas suas mediações de aprendizagens, não perder o foco nessas perspectivas: alfabetizar para letrar e letrar para a alfabetização ter sentido.

Um comentário:

  1. Olá Rosângela! Muito bom o teu blog e tuas colocações sobre alfabetização. Espero que a interdisciplina seja produtiva para tua prática pedagógica. Abraços, Josele.

    ResponderExcluir