Ao aderir ao Pacto, em 2013 a gestão da educação no município assumiu um compromisso com alfabetização nas escolas públicas.
Além de oportunizar aos educadores a participação dos programas de formação continuada e assegurar as condições necessárias para os professores mais envolvidos realizarem seus encontros de formação, é compromisso da gestão atenderem as demandas provocadas pela chegada dos materiais e assegurarem sua disponibilização aos professores e estudantes viabilizarem a realização das avaliações nacionais, mobilização do controle social e da gestão, divulgação e articulação local.
Além desses compromissos iniciais, outros foram sendo agregados e precisam ser implementados tais como:
- promover ações que implementem uma gestão democrática, entendida como " o principal instrumento para transformar o processo educativo em uma prática social voltada para a construção da cidadania, que se desenvolve numa escola cidadã" (BORDIGNON, 2001, p175);
- promover a participação dos gestores e coordenadores no planejamento das ações;
- oportunizar espaços de planejamento coletivo entre os professores alfabetizadores de uma mesma escola para desenvolverem atividades articuladas.
- criar espaços para o desenvolvimento de atividades diferenciadas (brinquedoteca, sala de informática).
- promover a mobilização da comunidade escolar especialmente das famílias dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário