sábado, 15 de outubro de 2016

Professor pesquisador

A  relação entre pesquisar/estudar é íntima e intensa. Ambos os processos se complementam e instrumentalizam uma prática educativa e ética. (Albuquerque, 2001, p 230.)
Fica cada vez mais evidente, tanto por aquilo que estudamos no PEAD, como pela observação na escola e mesmo na sala de aula, a necessidade de se repensar as nossas posturas e práticas na educação. Agora mesmo ouvindo uma fala de Pedro Demo, vemos como desde que começaram as avaliações institucionais da educação básica os índices não apresentam melhoras por mas que se criem  pareceres e normas para alterar essa realidade (Youtube- programa janelas dos saberes- Pedro Demo).
Desde o inicio de nossa prática sempre buscamos avaliar e renovar nosso fazer em sala de aula e  na escola. Mas parece que estamos sempre esmurrando a parede porque não se vê mudanças nos resultados. Me questiono agora se o que faltou não foi  realmente aprofundar os estudos e pesquisa sobre as práticas
Não basta aplicar novos métodos, técnicas É necessário, na nossa prática, adotar uma postura de professor que aprende. Aprende a pensar para melhor agir. Não seremos bons educadores se permanentemente não questionarmos, repensarmos  e qualificarmos nossas práticas
Para isso são necessárias algumas características que precisamos desenvolver em nós. Entre as mais importantes destaco:
Humildade para assimilar e respeitar os saberes diferentes dos nossos.
Disposição para o diálogo, especialmente para ouvir o outro.
A curiosidade epistemológica. para criar  o planejamento da nossa pesquisa e a busca e seleção do que é realmente essencial na nossa prática.
Cabe a nos professores nos tornarmos os produtores do conhecimento que nossa pratica exige. Afinal só ensinamos o que produzimos. E o aluno só aprende o que ele descobre.


2 comentários:

  1. Alguns recortes de pensadores para compartilhar contigo Rosângela!

    Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina

    Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio

    Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida. Lao-Tsé

    Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. Isso o professor faz diariamente. Johann Goethe

    Ensinando, aprende-se. Séneca

    Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Richard Bach

    Abraços e boa semana!
    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosangela,

    Muito interessante sua postagem!
    Sobre as características do professor que você apresenta na postagem. De que forma você acredita que elas poderão contribuir para a aprendizagem dos alunos?
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir