A relação entre pesquisar/estudar é íntima e
intensa. Ambos os processos se complementam e instrumentalizam uma prática
educativa e ética. (Albuquerque, 2001, p 230.)
Fica cada vez mais
evidente, tanto por aquilo que estudamos no PEAD, como pela observação na
escola e mesmo na sala de aula, a necessidade de se repensar as nossas posturas
e práticas na educação. Agora mesmo ouvindo uma fala de Pedro Demo, vemos como
desde que começaram as avaliações institucionais da educação básica os índices
não apresentam melhoras por mas que se criem
pareceres e normas para alterar essa realidade (Youtube- programa janelas
dos saberes- Pedro Demo).
Desde o inicio de
nossa prática sempre buscamos avaliar e renovar nosso fazer em sala de aula
e na escola. Mas parece que estamos
sempre esmurrando a parede porque não se vê mudanças nos resultados. Me
questiono agora se o que faltou não foi
realmente aprofundar os estudos e pesquisa sobre as práticas
Não basta aplicar
novos métodos, técnicas É necessário, na nossa prática, adotar uma postura de
professor que aprende. Aprende a pensar para melhor agir. Não seremos bons
educadores se permanentemente não questionarmos, repensarmos e qualificarmos nossas práticas
Para isso são
necessárias algumas características que precisamos desenvolver em nós. Entre as
mais importantes destaco:
Humildade para
assimilar e respeitar os saberes diferentes dos nossos.
Disposição para o
diálogo, especialmente para ouvir o outro.
A curiosidade epistemológica.
para criar o planejamento da nossa
pesquisa e a busca e seleção do que é realmente essencial na nossa prática.
Cabe a nos
professores nos tornarmos os produtores do conhecimento que nossa pratica
exige. Afinal só ensinamos o que produzimos. E o aluno só aprende o que ele
descobre.
Alguns recortes de pensadores para compartilhar contigo Rosângela!
ResponderExcluirFeliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. Cora Coralina
Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina. Confúcio
Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida. Lao-Tsé
Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a. Isso o professor faz diariamente. Johann Goethe
Ensinando, aprende-se. Séneca
Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você. Richard Bach
Abraços e boa semana!
Tutor@ Isolete
Oi Rosangela,
ResponderExcluirMuito interessante sua postagem!
Sobre as características do professor que você apresenta na postagem. De que forma você acredita que elas poderão contribuir para a aprendizagem dos alunos?
Abraço, Tutora Tais