quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Cidadania na Escola

   A cidadania se aprende principalmente pela vivência e pela convivência. Ser cidadão é, antes de tudo, sentir-se como parte de uma sociedade. Não apenas usufruir dos direitos, mas também atuar como responsável pelo coletivo social e pelo ambiente.
   Se a pessoa se sente parte de um grupo, ela age para preservar e melhor o espaço desse grupo.
   A escola é o primeiro espaço, depois da família, onde o ser humano tem a possibilidade de conviver. Se, nesse espaço ele se sentir acolhido e ali for levado a refletir sobre o que faz, sobre o por quê e o como fazer, já será um grande aprendizado para a cidadania.
   Experiências de cooperação, de solidariedade e de autonomia na aprendizagem são, ao meu ver, imprescindíveis para se formar pessoas mais conscientes, mais críticas e também mais capazes de refletir sobre seus atos, de se colocar no lugar do outro e de ajudar na busca do bem comum.

   O que precisamos aprender, como educadores, é refletir como cada uma de nossas práticas pode ajudar nesse aprendizado.




"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram.  Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.  A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Jean Piaget

Um comentário:

  1. Nossa! Que bela resposta! Vou ter que pensa um bocado antes de uma nova pergunta. Abçs!

    ResponderExcluir