A cidadania se aprende principalmente pela vivência e pela
convivência. Ser cidadão é, antes de tudo, sentir-se como parte de uma
sociedade. Não apenas usufruir dos direitos, mas também atuar como responsável
pelo coletivo social e pelo ambiente.
Se a pessoa se sente parte de um grupo, ela age para
preservar e melhor o espaço desse grupo.
A escola é o primeiro espaço, depois da família, onde o ser
humano tem a possibilidade de conviver. Se, nesse espaço ele se sentir acolhido
e ali for levado a refletir sobre o que faz, sobre o por quê e o como fazer, já
será um grande aprendizado para a cidadania.
Experiências de cooperação, de solidariedade e de autonomia
na aprendizagem são, ao meu ver, imprescindíveis para se formar pessoas mais
conscientes, mais críticas e também mais capazes de refletir sobre seus atos,
de se colocar no lugar do outro e de ajudar na busca do bem comum.
O que precisamos aprender, como
educadores, é refletir como cada uma de nossas práticas pode ajudar nesse
aprendizado.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."
Jean Piaget
Nossa! Que bela resposta! Vou ter que pensa um bocado antes de uma nova pergunta. Abçs!
ResponderExcluir