segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Ciências nas séries iniciais

   Entendendo a aprendizagem como um processo ativo que demanda de quem aprende motivação e dedicação, fica evidente que o novo papel do professor de quem aprende junto, quem ajuda os alunos a construir conhecimentos novos ou a reelaborar conhecimentos prévios.
   Dentro dessa perspectiva o trabalho com Ciências nas séries iniciais oferece inúmeras oportunidades de estimular a curiosidade e a observação.
   Segundo os "Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos se aprendizagem":
   "As crianças, antes mesmo do início de suas vidas escolares, já participam de conversas sobre questões relacionadas as Ciências, vivenciam fenômenos da natureza e fazem uso de aparatos tecnológicos. Quando falamos em alfabetização, é preciso considerar o papel da educação em Ciências da Natureza neste processo: temas instigantes atraem a atenção e o interesse dos estudantes para aprendizagem de ciências e também para aprendizagem da leitura e da escrita, trabalhando com atividades em que a criança seja convidada a se expressar perante os problemas que traz para a sala de aula ou a que a ela são propostos" (p101)
   Pode então o professor contribuir para que os alunos sejam autores de resultados e relatos de suas investigações, e leitores de textos sobre assuntos diversos, sejam envolvidos em atividades que se utilizam de formas variadas para registrar e representar o conhecimento, como desenhos, tabelas e gráficos no relato dos fenômenos estudados. Também pode estimular o uso de fontes variadas, incluindo entrevistas com a comunidade, consulta a livros periódicos e fontes digitais.
   Afinal, o objetivo de estudo é o ambiente e o próprio ser (aluno) nesse ambiente. Então a possiibilidade de motivar e estimular a aprendizagem são inúmeras.Resultado de imagem para criança fazendo experiencia

Um comentário:

  1. Oi Rosângel,
    Estão ótimas suas considerações sobre o ensino de ciências e a ação do professor! Lembremos também que para que o professor possa aprender junto com aluno é preciso que ele respeite e conheça o processo de aprendizagem deste aluno. Assim, será possível haver diálogo, pois na medida em que professores e alunos aprendem e crescem na diferença as trocas tornam-se significativa para ambos.Através das ciências, dos experimentos, das experiências e das vivências é possível conhecer as hipóteses e as formas de pensar de nossos alunos.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir