quinta-feira, 24 de março de 2016

Recomeço

  Voltamos às aulas do PEAD já com um mês de aulas nas escolas. Manhã, tarde e... noite! Isso mesmo! Voltei a trabalhar na EJA.
  Mais um desafio, mas também mais uma oportunidade de observar, comparar, vivenciar e refletir sobre o que aprendemos no curso.
  Também a oportunidade reencontrar jovens, que há anos atrás foram meus alunos nas séries iniciais, deixaram de estudar por inúmeros motivos e agora, pressionados principalmente pelo mercado de trabalho, voltam à sala de aula.
  Se para nós o recomeço é sempre um desafio, para eles é maior ainda. E as expectativas que eles trazem com relação à escola também são muito maiores e mais concretas.
  Transcrevo aqui a fala de uma aluna, que ilustra essa expectativa:
"Me chamaram na (...) - empresa do município - mas eu não fui. Era para o turno da noite e eu teria que deixar de estudar, de novo. Três meses depois eles me dispensam e eu não consigo emprego porque não tenho estudo" (T.S. - 27 anos).

  Gostaria de ajudar esses jovens a, mais do que a se tornarem aptos a um bom emprego, a também fazê-los sentirem-se capazes de se apropriar de suas histórias e, a partir disso, transformarem suas vidas e da comunidade em que vivem.
  Entendo que assim se tornarão sujeitos da história e não apenas mão-de-obra e consumidores.

  Como disse inicialmente, mais um desafio...

Um comentário:

  1. Muitos desafios nos aguardam em 2016!
    Que ótimo Rosangela perceber seu entusiasmo ao reiniciar as atividades do PEAD 2016. Lendo suas postagens percebe-se sua dedicação, certamente você colheu muitas aprendizagens no workshop.

    Desejo um semestre recheado de postagens reflexivas!
    Tutor@ Isolete

    ResponderExcluir